top of page

Pastoral dos Coroinhas

coroinhas.jpg

A Pastoral dos Coroinhas e formada por crianças e adolescentes, entre 8 e 14 anos, os quais são convidados a doar um tempo da sua vida em testemunhar Jesus Cristo e viver em intimidade com Ele no serviço ao altar, nas celebrações eucarísticas. São convidados a dar testemunho da sua missão também na família, na escola, no grupo de catequese e assim por diante.

Ser coroinha é algo muito importante, pois se presta um serviço à Igreja, ao sacerdote e, principalmente, a Deus. O coroinha ou a coroinha ajudam o padre a celebrar a missa e outras cerimônias da igreja, em toda a sua liturgia. O coroinha tem a seu cargo todas as tarefas da missa, que embora podendo ser realizadas pelo celebrante ou por até um ministro, desde que esse esteja devidamente preparado.

As tarefas de um coroinha podem ir desde a correta ajuda em preparação do altar, trazendo o cálice, as galhetas para os ministros, trazendo as ofertas, água para benção dos alimentos, entre outros.

O que é preciso para ser coroinha?

  1. Basta ter boa vontade

  2. Ser disponível para Deus e para sua comunidade.

  3. Esforçar-se para ser bom, procurando viver o que Jesus viveu.

  4. Estar participando na catequese para a Primeira Eucaristia ou Crisma.

  5. Do coroinha exige-se piedade, postura, respeito para com os ministérios, respeito para com o sacerdote, e atenção para com os fiéis da assembléia, respeito com a Igreja.

  6. Juntos os coroinhas formam um grupo muito importante, no qual poderão encontrar união, compreensão, confiança e estima, coisas de que tanto precisam. O Pároco devera, dentro do possível, acompanhar cada um deles em sua realidade pessoal, ajudando-os no que for possível. Ser coroinha exige responsabilidade, e devem assumir todos juntos, pais e coroinhas, com amor, este serviço a Cristo e sua Igreja.

 

Os encontros de formação acontecem duas vezes por mês, na Igreja Nossa Senhora Consolata, às 09h, no segundo e no quarto sábado de cada mês.

Os documentos necessários são a Certidão de Batismo e de Nascimento.

WhatsApp Image 2018-11-26 at 21.08.53 (1
Foto_coroinhas.jpg
WhatsApp Image 2018-11-26 at 21.08.53.jp

São Tarcísio - Padroeiro dos Coroinhas

 

Tarcísio era coroinha na Igreja de Roma, no ano 258 aproximadamente. Ele acompanhava o Papa Sisto II na Missa (esse Papa morreria no mesmo ano, por ser cristão). Nessa época, a Missa era celebrada embaixo da terra, nas catacumbas, devido as perseguições do imperador romano, Valeriano.

Quando os cristãos eram presos, quase sempre eram mortos, e era costume levar a Eucaristia (às escondidas) para que eles não desanimassem e nem perdessem a fé.

Um dia, às vésperas de um martírio de cristãos, era preciso levar a Eucaristia a eles. O problema, era a falta de pessoas que o fizessem. Foi quando Tarcísio se ofereceu para tal serviço. O Papa Sisto II e os demais cristãos que estavam nas catacumbas não concordaram com a idéia, pois Tarcísio poderia ser morto.

Tarcísio, porém, argumentou que por ser uma criança, ninguém desconfiaria dele. Afirmou, ainda, que preferia morrer a entregar a Eucaristia aos pagãos (pessoas que não acreditam em Deus) romanos.

 Após ter dito isso, seu nome foi aceito.

- Vai, Tarcísio - exclamou o Papa. Aqui estão as hóstias consagradas. Aqui está Jesus, que irás levar aos nossos irmãos prisioneiros. Que Ele te acompanhe. Vai, meu filho!

O pequeno coroinha subiu as escadinhas sombrias do subterrâneo e ganhou a rua. Parece que ninguém reparou naquele menino que caminhava um tanto fora da rua, com as mãos sobre o peito, guardando o bem mais precioso: A Sagrada Eucaristia. Passando por um caminho, chamado de VIA ÁPIA, alguns garotos chamaram Tarcísio.

- Venha brincar conosco. Falta um parceiro para começar o jogo.

- Agora não posso. Vou levando um recado urgente. Na volta, sim.

- Queremos agora... Mas o que vai levando aí? Mostre-nos logo.

Ele se recusou. Os garotos insistiram, ameaçaram, empurraram. Ele resistia porque, pagãos como eram, poderiam profanar as sagradas espécies.

A resistência fez recrudescer o assanhamento dos garotos. Começaram a dar-lhe pontapés e pedradas. O menino caiu no chão, ensanguentado. As mãos continuavam protegendo a Santa Eucaristia.

Foi quando apontou ali um soldado, guarda do quarteirão. Era Quadrato que, às escondidas, costumava frequentar o culto dos cristãos. Os moleques fugiram ao ver o soldado aproximar-se. Levantando do chão o pequeno mártir (pessoa que dá a vida por Jesus), exclamou surpreso e comovido:

- É o Tarcísio. Já vi esse menino nas catacumbas...

O pequeno mártir morreu nos braços do soldado, com as mãos apertando ainda a Santa Eucaristia contra o peito.

- É o Tarcísio: o pequeno coroinha que, desde cedo amou Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia, e é, para nós hoje, um exemplo a ser seguido.

Viva São Tarcísio, patrono dos coroinhas!

Viva Jesus, que por amor a nós, morreu, ressuscitou e ficou presente na Sagrada Eucaristia!

Este é o relato da vida deste Santo que comemora seu dia em 15 de agosto.

 

Oração dos Coroinhas

Ó Jesus Adolescente, que vivias com o Pai celeste em profunda e filial sintonia,

aceita nossa dedicação a serviço da liturgia. Nosso desejo é tratar com respeito,

sem preconceito, as pessoas da comunidade, que contam com teu auxílio

na difícil caminhada; dá-nos um coração repleto de amor aos pobres e simples deste mundo. Alimenta-nos com a tua palavra e com os teus ensinamentos, pois queremos te ajudar, ó Jesus, a transformar a sociedade, e assim celebramos dignamente, com sinais, ritos e movimentos, a salvação que ofereces hoje e sempre em favor da humanidade.

Amém!

 

 

Coordenadores: Alessandra e Carlos Pereira

Fone (45) 3241 1231 / (45) 98813 2101

E-mail: coroinha@yahoo.com.br

bottom of page