Pastoral do Dízimo

icone_dizimo.png
Deseja ofertar seu dízimo via PIX?
17.613.635/0001-67

Enviar o comprovante de depósito para 45 98413 4002

DÍZIMO É DIFERENTE DE OFERTA

DÍZIMO: É devolver a Deus com fidelidade, uma parte de tudo aquilo que Ele próprio nos dá como primícias* da nossa renda. Quer dizer que toda vez que Ele nos dá, nós separamos as primícias, a parte consagrada a Ele e fazemos a devolução. Se a nossa renda é a colheita, nós daremos o nosso dízimo quando realizarmos nossa colheita no campo. Se a nossa renda é o nosso salário, devolvemos nosso dízimo como primeiro gesto de gratidão a Deus, logo que recebemos nosso salário. Se a nossa renda for o fruto da renda de algum bem, daremos o dízimo da nossa renda ao receber o que ganhamos, com a venda daquele bem.

OFERTA: É livre, não tem momento certo. Depende da necessidade de quem solicita e da disponibilidade de quem oferece. O dízimo tem um destino certo: A igreja de Jesus Cristo, para a realização da obra de Deus de acordo com um plano pastoral, que abrange a dimensão religiosa, social e missionária. Este plano tem continuidade, não pode sofrer interrupções, por isso deve contar com recursos regulares. É o dízimo que deve sustentar o plano pastoral da igreja, para a realização da obra de Deus. As ofertas se destinam geralmente para a realização das obras complementares, ou para alguma emergência pessoal ou comunitária, ou ajudar o plano pastoral da igreja, mas como acréscimo ao dízimo, que constitui a pastoral de sustentação da vida paroquial.

O DÍZIMO E SEU PROPÓSITO

Nosso dízimo, aquele pedacinho de vida de cada um de nós ofertado a Deus, vai permitir que Ele se manifeste através da igreja pela proclamação de sua palavra, pela sagrada eucaristia, pelos sacramentos, pelo socorro aos carentes, pelo trabalho missionário. De tudo isso, o dizimista precisa estar sempre informado, é seu direito. Mas certamente, saber que contribuiu para que o pão e o vinho chegassem até o altar no ofertório, para, em seguida na consagração, serem transformados no corpo e sangue de Jesus Cristo, será o bastante para justificar no sacrifício do Cristo o seu próprio sacrifício de oferecer-se no seu dízimo. O dízimo aponta em seu propósito, para quatro elementos, como se fossem os quatro pontos cardeais: para Deus, para o Próximo, para a Criação e para Nós mesmos.

A IMPORTÂNCIA DE DOAR SEU DÍZIMO

O dízimo deve ser oferecido, cada vez que se recebe algo: o salário, uma doação ou o resultado de uma venda importante. Podemos dizer que o dízimo é mensal. Assim como você recebe seu salário todo mês, também mensalmente, deverá doar seu dízimo todo mês. Se o católico, não doar seu dízimo todo mês, ele dará apenas aquilo que sobrar, algumas vezes, e isso não é dízimo, mesmo em grande quantidade. A contribuição mensal do dízimo favorece a organização da pastoral do dízimo, na comunidade, na paróquia e na diocese. Sabendo quanto recebe mensalmente, de dízimo, a igreja pode fazer, seus orçamentos e previsões, bem como prestar contas regularmente ao povo.

ENTENDA COMO DOAR SEU DÍZIMO

Apesar da palavra “dízimo” significar dez por cento (10%) ou a décima parte de alguma coisa, a Igreja Católica flexibiliza, deixando como critério o que determina o coração do fiel. Nós podemos doar 5%, 3%, 12%, de acordo com a nossa disponibilidade financeira e a vontade de nosso coração. Mas, se podemos doar 6% que não doemos 5%, nem só o que sobra de nosso salário no final do mês, pois dízimo não é esmola nem é uma ajudazinha qualquer, é um compromisso com Deus. Que cada um de nós doe sem constrangimento nem tristeza, pois Deus ama a quem dá com alegria (cf. 2. Cor 9, 7).

A nossa Paróquia tem um suporte para recebermos a doação ou devolução do seu dizimo:

• Pode ser feito na secretaria paroquial de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 e aos Sábados até às 12h.

• E também, nos plantões que são feitos durante as missas de sábado à noite, domingo de manhã e domingo à noite.

PRIMÍCIAS: Primeiro. Esta palavra significa “primeiro” e quer dizer que Deus está em primeiro plano. O cristão pode primiciar ofertando seus primeiros frutos a Deus de variadas maneiras. Neste caso, é uma forma de honrar a liderança, demonstrar gratidão pela unção a qual se submete. A primícia é uma espécie de essência, voluntária, primeiro fruto de um coração agradecido, da consciência de cada um.

COORDENADOR: Amarildo José - 41 9804-8600