Pastoral Familiar

icone_familiar.png

A Pastoral Familiar tem como missão ser misericordiosa, acolhedora, integrada, defensora da vida e dos valores cristãos, valorizadora do sacramento do matrimônio e formadora de Igrejas domésticas e comunidades de amor.

A Pastoral familiar destina-se a todos os tipos de pessoas e famílias para ajudá-las e servi-las – famílias bem constituídas, desestruturadas, futuras famílias, famílias em situação de miséria, distanciadas da vida da igreja, discriminadas, de migrantes, mães e pais solteiros, pessoas sem família, divorciadas, viúvos e em toda situação familiar que necessite de ajuda e acolhimento.

A Pastoral familiar de Cafelândia teve sua formação inicial no ano de 2008, quando houve um recenseamento das famílias por parte da Igreja Católica neste município e ali viu a necessidade de se implantar esta pastoral.

Sendo iniciada pela irmã missionária Consolata, Bernadete Pickler juntamente com outros 4 casais da comunidade. Neste ano o pároco Valdecir Freitas Camilo deu apoio necessário para continuidade dos trabalhos e com o decorrer do tempo ocorreram novas formações e a pastoral foi crescendo e ganhando mais vitalidade. Atualmente a pastoral conta com 25 casais atuantes divididos pelos setores. No ano de 2017 a pastoral organizou o setor pós-matrimônio que irá atuar junto aos casais recém-casados.

O trabalho desenvolvido pela pastoral familiar é amplo e abrangente, formando agentes qualificados para formação ao matrimônio, batismo, pós-matrimônio e casos especiais, acolhendo toda e qualquer realidade familiar para que o Evangelho continue a penetrar nas famílias como igreja doméstica.

Promove o fortalecimento dos laços familiares despertando na família o seu papel de educador e missionário "a família que evangelizará a família", oferecendo continuo apoio aos casais e famílias da comunidade. - horário comercial

Pastoral é dividida em 4 setores:

• Batismo

• Pré-matrimônio

• Pós Matrimônio

• Casos Especiais

Setor de Batismo, onde promove cursos e preparação para casais que estão em busca de batizar os seus filhos, mostrando os princípios da Igreja Católica, referente ao casal e a família.

Documentos Necessários para batizar:

Certidão de Nascimento da criança

Certidão de Matrimonio Religioso dos pais e padrinhos

Comprovante do Curso de Batismo dos pais e padrinhos

Comprovante do dizimo dos pais e padrinhos.

Caso os padrinhos sejam de outra paróquia, necessita autorização da paroquia em que reside.

- Se os pais não forem casados, conversar com o padre e trazer lembrança da Crisma;

- Se os padrinhos forem solteiros, conversar com o Padre e trazer a Lembrança da Crisma.

Setor de Pastoral Pré-Matrimonial, da preparação próxima ao matrimônio, cursos ou encontros de noivos e o da preparação remota, através de cursos de educação para o amor.

Documentos necessários para casamento:

Noivos:

Certidão de Batismo Atualizada (30 dias)

Comprovantes de Eucaristia ou Crisma

Declaração do cartório ou casamento civil;

Comprovante de endereço

Comprovante do Curso de Noivos/Legitimação

Padrinhos (01 Casal Casado no Religioso para cada Lado)

Certidão de Matrimonio do Religioso

Comprovante de Endereço

Profissão e Idade

Setor de Pastoral Pós-Matrimonial, para acompanhamento da equipe de pastoral para casais recém-casados (até 05 anos de casados).

Setor de Pastoral para os Casos Especiais, onde a equipe da Pastoral Familiar faz o atendimento e acompanhamento das famílias que necessitam de ajuda ou estão passando alguma situação mais difícil no relacionamento.

ORGANOGRAMA DA PASTORAL FAMILIAR - CAFELÂNDIA

Coordenação Geral: Paula e Celso Cavalcante