Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão - MESC

icone_mesc.jpg

O ministro extraordinário da sagrada comunhão é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.
Chamam-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, e porque os ministros ordinários da comunhão são apenas os fiéis que receberam o sacramento da ordem. Por esse motivo, o nome desta função é ministro extraordinário da comunhão, e não da Eucaristia, visto que apenas os sacerdotes são ministros da Eucaristia, e a função dos ministros extraordinários da comunhão exerce-se apenas na sua distribuição.

Os ministros extraordinários da comunhão surgiram na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, como resposta à escassez de ministros ordenados, e à necessidade de pessoas que pudessem auxiliar os ministros ordenados na distribuição da comunhão em diversas circunstâncias.
Os ministros extraordinários da comunhão devem ser escolhidos entre a comunidade cristã respectiva e devem ser pessoas idôneas e com boa prática cristã. Na maior parte das dioceses, os candidatos, antes de assumirem as suas funções, recebem uma formação litúrgica e doutrinal que lhes permita exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro. Ao final são admitidos pelo bispo às funções para que foram escolhidos, numa celebração litúrgica. Normalmente, a função é atribuída por um determinado prazo, que geralmente pode ser renovado.

São estas as funções dos ministros extraordinários da comunhão:
•    Distribuição da comunhão na missa;
•    Distribuição da comunhão fora da missa, aos doentes;
•    Conduzir as exéquias na ausência do sacerdote;
•    Conduzir o culto na ausência do Sacerdote;
•    Visitas aos doentes em hospitais;
•    Auxiliar o sacerdote nas cerimonias de casamentos, Santa Missa, batizados  e exéquias na ausência de acólitos;
•    Cuidar das alfaias e paramentas litúrgicas;
•    Exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis.

Coordenadora:  Valdines Montanha Batista Kimura
Fone:  45 9 98200007 - e-mail: valdines_@hotmail.com